Você é o visitante nº

CARNAVAL

CARNAVAL

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"PADROEIRA DO BRASIL NOSSA SENHORA APARECIDA"




O ponto alto das festividades no município de Aparecida (SP) em louvor à Nossa Senhora Aparecida foi a celebração da missa das 10h, que contou com a participação de 45 mil peregrinos e foi presidida pelo cardeal arcebispo de Salvador (BA), Dom Geraldo Majela Agnelo.
A soprano brasileira Sylvia Klein, que vive atualmente na Alemanha, fez uma participação especial na missa solene e cantou o hino à Virgem Mãe Aparecida, acompanhada pela orquestra do Santuário Nacional. Sylvia disse que se sentiu muito feliz em poder homenagear a santa com sua voz e também tocar no coração das milhares de pessoas que estavam na igreja ou em casa assistindo à celebração.
"Agradeço imensamente a oportunidade de cantar hoje na festa de Nossa Senhora Aparecida, de quem sou devota. Eu tenho muito a agradecer, muito mais do que pedir", afirmou a cantora lírica.
O ator Eriberto Leão também fez uma participação especial na missa. Ele declamou a poesia A mão de João Alves foi a primeira Coroa de Nossa Senhora, de autoria da historiadora Zilda Augusta Ribeiro, de Aparecida.
Zilda, 74 anos, que já trabalhou no Santuário Nacional, ficou emocionada com a declamação do poema, que tem oito estrofes escritas para o centenário de coroação de Nossa Senhora Aparecida. O poema é uma homenagem aos homens, pescadores, que juntaram a cabeça e o corpo da imagem, encontrados no rio Paraíba do Sul, em Aparecida, em 1717.
A celebração também foi assistida pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que afirmou ser devoto de Nossa Senhora, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.
Serra leu um texto durante a celebração e afirmou que "o papel do político é servir o povo e não se servir do cargo público". Apesar de não professar a fé católica em outras ocasições que esteve em Aparecida, Serra disse ser devoto da santa e ter pedido que ela ilumine a vida dos brasileiros para que o País se torne mais justo e desenvolvido.
DecoraçãoA cidade de Aparecida foi especialmente decorada para as festividades do dia da padroeira. As ruas foram adornadas com bandeirolas e fitinhas azuis e brancas, nas cores do manto da santa. As guias das ruas foram pintadas de azul e branco e muitas faixas foram espalhadas pela cidade com dizeres de louvor à santa.
A prefeitura de Aparecida preparou um esquema especial para o trânsito. Montou dois bolsões de estacionamento nas proximidades da Basílica Nacional, com capacidade para abrigar 600 carros e 200 ônibus.
O Centro de Apoio ao Romeiro, situado no pátio do Santuário Nacional, também recebeu decoração de bandeiras brancas e azuis em homenagem à Senhora Aparecida. No local, foi colocada uma imagem da santa, com dois metros de altura, na praça de alimentação. Os fiéis têm o local como ponto especial para fotografias.
O centro de compras, que é visitado por cerca de 8 milhões de romeiros por ano, conta com 380 lojas de artigos religiosos, 22 lojas na praça de alimentação, 36 quiosques, além de 200 banheiros, 400 bebedouros e um fraldário.
Segundo o gerente do shopping, Márcio Balieiro, o local foi inaugurado em maio de 1998, com a missão de oferecer estrutura de acolhimento aos romeiros. O shopping conta ainda com parque de diversões e um aquário com peixes de várias espécies.
A rede hoteleira da cidade, que tem 126 hotéis e 30 mil leitos, ficou lotada.