Você é o visitante nº

CARNAVAL

CARNAVAL

domingo, 20 de dezembro de 2009

FLASHBACK DO FÓRUM

O Fórum é Arte? Carnaval faz parte! foi repleto de emoções e aplausos. Marcos Roza, idealizador do Fórum, mediou a conversa entre representantes de duas áreas onde atua: carnavel e cinema.
Entre outros, relataram suas experiências: Eduardo Goonçalves, Waldir Xavier, Renato Vieira Luiz Carlos Magalhães - colunista do SRZD- Carnavalesco- e Thereza Jessouro que proporcionaram momentos de interatividade com o público presente.
Transmissão dos desfiles pela televisão, formatos de transmissão, valorização profissional do assessor de imprensa e outros aspectos foram levantados por Luciene Setta, Paulo Stein, Rafael Sampaio e Paulo Stein que com muita propriedade, literalmente, bem souberam "levantar a poeira". O mediador Eugênio Leal abordou o tema "Espaço dado para a Escolas de Acesso e às Escolas Mirins", com oportunos comentários da integrante da mesa Camila Soares Presidente da Pimpolhos da Grande Rio.
Indubitavelmente, o Fórum marcou posição na discussão da evolução do samba, suas origens e suas transformações.
O encerramento coube a Marcos Roza - Diretor Cultural da LESGA e Diretor do Fórum que destacou o lançamento da Revista ROTEIRO DOS DESFILES - projeto, também, da Multiplicar Filmes Produções que será distribuída na em três dias do carnaval de 2010 e que conterá o roteiro detalhado das escolas. Que, finalmente, ao agradecer a presença dos estudantes, artistas, profissionais, gestores de carnaval, representantes de associações e agremiações carnavalescas e pesquisadores, destacou a adesão dos patrocinadores aos projetos, entre eles, CAPEMISA, RIOTUR e LESGA, não esqueceu de enaltecer os parceiros, respectivamente, da equipe, da assitência de produção e do mestre de cerimônias: Lydia Rey, Ricardo Almeida, Lília Gutmam, Nilton Júnior e Bonifácio Júnior.
FOTOS 01 e 02
ABERTURA DO FÓRUM
Representante da LIESA - Sr. Elmo dos Santos - ex-Presidente da Mangueira, hoje Diretor de carnaval da LIESA que abordou a Administração de um modo geral do carnaval da Sapucaí, a licitação da LIESA, etc etc
FOTO 03
O historiador e pesquisador de carnaval Luiz Fernando Vieira (meu professor no Instituto de Carnaval)
FOTO 04
O senhor Paulo de Almeida - Vice-Presidente da LESGA e Presidente da Escola de Samba Caprichosos de Pilares que contribuiu trazendo para o debate algumas polêmicas. Bem soube dar o seu recado.
FOTO 05
José Antonio Rodrigues um dos idealizadores do PLUMAS E PAETES - um projeto que defende os bastidores do carnaval que abrange: costureiras, sapateiros, ferreiros, etc etc trazendo a enquete de quem foi que se destacou. Fez uma grande festa de premiação - sem enhum patrocinador. PLUMAS E PAETES já está chegando ao quarto ano de existência.
FOTO 06
Marcos Rosa e Kleber Komka, componente da Ala da Bateria da Beija Flor, Kleber foi o criador do batuque digital que misturou o samba com a música eletrônica - hoje, um grande sucesso.
FOTO 07
Marcos Roza e Luciene Setta (Professora, Jornalista e Relações Públicas) recebendo o Certificado de Palestrante.
FOTO 08
Já término do Fórum - Todos juntos no palco.
FOTO 09
"Fórum é arte? Carnaval faz parte! terminou em samba - Mestre Odilon e Ailton puxaram os seus instrumentos e fizeram o samba "rolar".
FOTO 10
Eu e Marcos Roza - Diretor Cultural da LESGA e Idealizador do Projeto Primeiro Fórum é arte? Carnaval faz parte!
FOTO 11
Eu e o Grande Mestre de Bateria Sr. Odilon.
┘­
Com as minhas positivas expectativas quanto a realização do segundo, do terceiro Fórum e assim sucessivamente. É que externo as sinceras felicitações ao Marcos Roza pelo belíssimo trabalho.