Você é o visitante nº

CARNAVAL

CARNAVAL

domingo, 20 de dezembro de 2009

FLASHBACK DO FÓRUM

O Fórum é Arte? Carnaval faz parte! foi repleto de emoções e aplausos. Marcos Roza, idealizador do Fórum, mediou a conversa entre representantes de duas áreas onde atua: carnavel e cinema.
Entre outros, relataram suas experiências: Eduardo Goonçalves, Waldir Xavier, Renato Vieira Luiz Carlos Magalhães - colunista do SRZD- Carnavalesco- e Thereza Jessouro que proporcionaram momentos de interatividade com o público presente.
Transmissão dos desfiles pela televisão, formatos de transmissão, valorização profissional do assessor de imprensa e outros aspectos foram levantados por Luciene Setta, Paulo Stein, Rafael Sampaio e Paulo Stein que com muita propriedade, literalmente, bem souberam "levantar a poeira". O mediador Eugênio Leal abordou o tema "Espaço dado para a Escolas de Acesso e às Escolas Mirins", com oportunos comentários da integrante da mesa Camila Soares Presidente da Pimpolhos da Grande Rio.
Indubitavelmente, o Fórum marcou posição na discussão da evolução do samba, suas origens e suas transformações.
O encerramento coube a Marcos Roza - Diretor Cultural da LESGA e Diretor do Fórum que destacou o lançamento da Revista ROTEIRO DOS DESFILES - projeto, também, da Multiplicar Filmes Produções que será distribuída na em três dias do carnaval de 2010 e que conterá o roteiro detalhado das escolas. Que, finalmente, ao agradecer a presença dos estudantes, artistas, profissionais, gestores de carnaval, representantes de associações e agremiações carnavalescas e pesquisadores, destacou a adesão dos patrocinadores aos projetos, entre eles, CAPEMISA, RIOTUR e LESGA, não esqueceu de enaltecer os parceiros, respectivamente, da equipe, da assitência de produção e do mestre de cerimônias: Lydia Rey, Ricardo Almeida, Lília Gutmam, Nilton Júnior e Bonifácio Júnior.
FOTOS 01 e 02
ABERTURA DO FÓRUM
Representante da LIESA - Sr. Elmo dos Santos - ex-Presidente da Mangueira, hoje Diretor de carnaval da LIESA que abordou a Administração de um modo geral do carnaval da Sapucaí, a licitação da LIESA, etc etc
FOTO 03
O historiador e pesquisador de carnaval Luiz Fernando Vieira (meu professor no Instituto de Carnaval)
FOTO 04
O senhor Paulo de Almeida - Vice-Presidente da LESGA e Presidente da Escola de Samba Caprichosos de Pilares que contribuiu trazendo para o debate algumas polêmicas. Bem soube dar o seu recado.
FOTO 05
José Antonio Rodrigues um dos idealizadores do PLUMAS E PAETES - um projeto que defende os bastidores do carnaval que abrange: costureiras, sapateiros, ferreiros, etc etc trazendo a enquete de quem foi que se destacou. Fez uma grande festa de premiação - sem enhum patrocinador. PLUMAS E PAETES já está chegando ao quarto ano de existência.
FOTO 06
Marcos Rosa e Kleber Komka, componente da Ala da Bateria da Beija Flor, Kleber foi o criador do batuque digital que misturou o samba com a música eletrônica - hoje, um grande sucesso.
FOTO 07
Marcos Roza e Luciene Setta (Professora, Jornalista e Relações Públicas) recebendo o Certificado de Palestrante.
FOTO 08
Já término do Fórum - Todos juntos no palco.
FOTO 09
"Fórum é arte? Carnaval faz parte! terminou em samba - Mestre Odilon e Ailton puxaram os seus instrumentos e fizeram o samba "rolar".
FOTO 10
Eu e Marcos Roza - Diretor Cultural da LESGA e Idealizador do Projeto Primeiro Fórum é arte? Carnaval faz parte!
FOTO 11
Eu e o Grande Mestre de Bateria Sr. Odilon.
┘­
Com as minhas positivas expectativas quanto a realização do segundo, do terceiro Fórum e assim sucessivamente. É que externo as sinceras felicitações ao Marcos Roza pelo belíssimo trabalho.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FÓRUM É ARTE? CARNAVAL FAZ PARTE

Com apoio do Ministério da Cultura o fórum acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2009, na Sala Sidney Miller - FUNARTE, em comunicações em debate entre sambistas, especialistas de carnaval, técnicos, carnavalescos, pesquisadores e profissionais de outras áreas como cinema, televisão, economia, moda, decoração, música, comunicação social, artes plásticas, marketing, psicologia e política. "É Arte? Carnaval faz Parte!", do Departamento Cultural da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso - Lesga. "A Cadência do Samba", às 18h, que promete revelar histórias de Donga e de seus contemporâneos, na narração de quem cresceu embalada em música de qualidade: Lygia Santos, pesquisadora e referência no mundo do samba, integrante permanente do júri do "Estandarte de Ouro", do Jornal O GLOBO. Mestre Odilon Costa trará a contribuição verdadeira de quem representa a alma das escolas de samba: a bateria, tendo Kleber Komká pontuando com a inovação do grupo "Batuque Digital", e ainda Leonardo Bessa, produtor musical, testemunha de inúmeras gravações de compositores do samba. Com mediação do radialista e gestor de carnaval Ailton Freitas. Mesas Redondas: Dia 17/12 Carnaval em Foco: - 14h 15h30 Luis Carlos Magalhães, convidado - Marcos Roza Comunicação e Carnaval - 16h 17h 30Paulo Stein, Rafael Sampaio,Luciene Setta, Camila Soares, convidados Mediador - Eugênio Leal (colunista do SRZD-Carnavalesco) A Cadência do Samba - 18h 19h30 Kleber Komká, Lygia Santos, Odilon Costa, - Ailton Freitas Coquetel - 20h Apresentação Cultural Encerramento.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ACONTECEU NA CIDADE DO SAMBA...

A Adminitradora da Cidade do Samba
promoveu na








o lançamento do CD 2010 das Escolas de Samba. Uma festa fechada com emoções a flor da pele... uma noite em que a dança e ritmos fluiram, sem maiores preocupações... Assim o carnaval vai tomando forma. Daqui a pouco começam os ensaios técnicos e a Sapucaí vai ferver!!!
Falando em Sapucaí. Sei não, o



promete!!!!

CLICADAS NO EVENTO...



Teresa Linhares - Nilcemar Nogueira - José Antonio Rodrigues


Nilcemar Nogueira, neta do Cartola, em 2006, foi presidente do Museu da Imagem do Som, Presidente do Centro Cultural Cartola e atual Vice-Presidente Cultural da Escola de Samba Mangueira. O Centro Cultural Cartola, uma organização não-governamental, é dirigida por Nilcemar, que reune intelectuais, artistas, produtores e formadores de opinião ligados à causa da cultura brasileira. O Centro Cultural envida esforços no sentido de proteger tradições e preservar a memória das manifestações populares.
Carlota um dos baluartes da escola verde e rosa. Ao longo de seus 72 anos de vida compôs sozinho ou em parcerias, cerca de quinhentas canções. Seus principais parceiros: Elton Medeiros, Carlos Cachaça, Noel Rosa e Dalmo Castello.
Até hoje, tamanha é a grandeza dos versos e melodias, suas músicas são regravadas por vários intérpretes.
«««»»»

Teresa Linhares - Carlos Costa


Carlos Costa (Presidente da Samba Ipanema). A Samba Ipanema traz um novo conceito de qualidade, modernização e evolução para o carnaval carioca e por extensão para o turismo do Rio de Janeiro. Com mais de 30 anos de mercado a Empresa do grupo America Exchange Tur/Best Exchange Rates, atuando no mercado interno e internacional do turismo, câmbio e carnaval, traz consigo a tradição, qualidade e confiabilidade, sempre, alinhados aos melhores preços e taxas, sem deixar de agregar aos negócios um sistema eficaz, seguro, moderno e dinâmico.

Fotos por: Maria da Luz

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

VERNISSAGE....DIVINE PRODUCTIONS APRESENTA ...MARCEL DE VILLEMOISSON

O CONVITE

Teresa Linhares e várias personalidadesAo centro com o Sr. de Marcel e esposa Daniele, seguindo-se de Diva Pavesi. Nos outros cliques, ainda, a artista plástica Mariá Nejar, Professora Marilda (Responsável pelo Museu do Forte Copacabana), Tenente Vidal, Eliane Mariath, Carlos Sampaio (Assessor da empresa da TV Brasil). Por último, eu e José Luiz Linhares brindando o sucesso da Exposição.

EXPOSIÇÃO "CARNAVAL É ARTE DO BRASIL"

FORTE COPACABANA'

Fotos da Abertura Vernissage da "CARNAVAL É ARTE DO BRASIL" reune grande nomes das artes plásticas do Brasil em torno do maior espetáculo da terra: O CARNAVAL CARIOCA vernissage com coquetel dia 5 de dezembro, Local Forte de Copacabana e visitações até dia 20 de Dezembro no Salão das Artes das 10 às 19 horas

Venda das obras em favor da Cruz Vermelha do Brasil para campanhas de sangue e órgãos, bem como restauração do patrimônio daquela Instituição e implantação de projetos sociais.

Curadora - Rita Alves - Assessori a de Comunicação- Teresa Linhares


Local: Forte de Copacabana (Salão das Artes)
De 5 (terça-feira) a 20 (domingo) de Dezembro de 2009

Horário: 10 às 19 horas

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

ESCOLA DE SAMBA MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL

Notícias
Foto: Elisa / MUITAMÍDIA

Nota de 50 reais, que tem uma onça pintada como símboloMocidade terá ala gay em 2010Os interessados serão avaliados em diversos fatores, como animação e assiduidade, entre outros
A Mocidade Independente de Padre Miguel terá, em 2010, uma ala formada somente por gays. O grupo irá representar a nota de 50 reais, que tem uma onça pintada como símbolo, no desfile que tem o Paraíso como tema. A diretoria esclarece que o fato de ser gay não é determinante para fazer parte do grupo, sendo somente um dos pré-requisitos. Os interessados serão avaliados em diversos fatores, como animação e assiduidade, entre outros.
Os responsáveis pela ala, Diguinho Mocidade e Maurício D'Paula, informam que quem quiser desfilar na ala deve comparecer aos ensaios de quarta-feira na quadra da escola, entre 20h30 e 22h, levando duas fotos 3x4, comprovante de residência e xerox de identidade e CPF. Nesta quarta-feira, 30, a seleção acontece também no barracão da Mocidade na Cidade do Samba, entre 14 e 18h.
O barracão da Mocidade fica na Rua Rivadávia Correa, 60, na Gamboa. A quadra da escola está localizada na Rua Coronel Tamarindo, 38, em Padre Miguel. Informações pelo telefone (21) 2516-3215.
A Mocidade é a primeira escola a desfilar na Segunda-Feira de Carnaval. O título do enredo, de autoria de Cid Carvalho, é "Do Paraíso de Deus ao Paraíso da Loucura, cada um sabe o que procura".

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A ABAV 2009 - Feira das Américas é o maior e mais importante evento de turismo realizado nas Américas.






O estande de Pernambuco na ABAV respeitou o conceito da nova marca circular. Colorido e com vários pontos de interatividade, o espaço ganhou o charme de um boneco gigante, réplica da peça O Caçador de Onça, uma das primeiras produzidas pelo Mestre Vitalino. O artesão, que completaria cem anos em 2009 é o homenageado de Pernambuco na ABAV.

PERNAMBUCO -100 ANOS DE MESTRE VITALINO




Itinerante, em um estande expositivo composto por sete salas temáticas, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais apresenta, entre os dias 21 e 23 de outubro, as principais riquezas turísticas do Estado durante o 37ª Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas, no Rio de Janeiro. Com recursos sonoros e visuais, as salas apresentam o passado colonial com destaque para o Barroco, manifestações populares, turismo de aventura, cultura, lazer e negócios, artesanato e alguns dos principais atrativos turísticos mineiros, como as cidades históricas, a Estrada Real e o portão de entrada - a capital Belo Horizonte –, atrativos que fazem de Minas Gerais um destino turístico especial no Brasil.


A ABAV 2009 - Feira das Américas é o maior e mais importante evento de turismo realizado nas Américas.


segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"PADROEIRA DO BRASIL NOSSA SENHORA APARECIDA"




O ponto alto das festividades no município de Aparecida (SP) em louvor à Nossa Senhora Aparecida foi a celebração da missa das 10h, que contou com a participação de 45 mil peregrinos e foi presidida pelo cardeal arcebispo de Salvador (BA), Dom Geraldo Majela Agnelo.
A soprano brasileira Sylvia Klein, que vive atualmente na Alemanha, fez uma participação especial na missa solene e cantou o hino à Virgem Mãe Aparecida, acompanhada pela orquestra do Santuário Nacional. Sylvia disse que se sentiu muito feliz em poder homenagear a santa com sua voz e também tocar no coração das milhares de pessoas que estavam na igreja ou em casa assistindo à celebração.
"Agradeço imensamente a oportunidade de cantar hoje na festa de Nossa Senhora Aparecida, de quem sou devota. Eu tenho muito a agradecer, muito mais do que pedir", afirmou a cantora lírica.
O ator Eriberto Leão também fez uma participação especial na missa. Ele declamou a poesia A mão de João Alves foi a primeira Coroa de Nossa Senhora, de autoria da historiadora Zilda Augusta Ribeiro, de Aparecida.
Zilda, 74 anos, que já trabalhou no Santuário Nacional, ficou emocionada com a declamação do poema, que tem oito estrofes escritas para o centenário de coroação de Nossa Senhora Aparecida. O poema é uma homenagem aos homens, pescadores, que juntaram a cabeça e o corpo da imagem, encontrados no rio Paraíba do Sul, em Aparecida, em 1717.
A celebração também foi assistida pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que afirmou ser devoto de Nossa Senhora, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.
Serra leu um texto durante a celebração e afirmou que "o papel do político é servir o povo e não se servir do cargo público". Apesar de não professar a fé católica em outras ocasições que esteve em Aparecida, Serra disse ser devoto da santa e ter pedido que ela ilumine a vida dos brasileiros para que o País se torne mais justo e desenvolvido.
DecoraçãoA cidade de Aparecida foi especialmente decorada para as festividades do dia da padroeira. As ruas foram adornadas com bandeirolas e fitinhas azuis e brancas, nas cores do manto da santa. As guias das ruas foram pintadas de azul e branco e muitas faixas foram espalhadas pela cidade com dizeres de louvor à santa.
A prefeitura de Aparecida preparou um esquema especial para o trânsito. Montou dois bolsões de estacionamento nas proximidades da Basílica Nacional, com capacidade para abrigar 600 carros e 200 ônibus.
O Centro de Apoio ao Romeiro, situado no pátio do Santuário Nacional, também recebeu decoração de bandeiras brancas e azuis em homenagem à Senhora Aparecida. No local, foi colocada uma imagem da santa, com dois metros de altura, na praça de alimentação. Os fiéis têm o local como ponto especial para fotografias.
O centro de compras, que é visitado por cerca de 8 milhões de romeiros por ano, conta com 380 lojas de artigos religiosos, 22 lojas na praça de alimentação, 36 quiosques, além de 200 banheiros, 400 bebedouros e um fraldário.
Segundo o gerente do shopping, Márcio Balieiro, o local foi inaugurado em maio de 1998, com a missão de oferecer estrutura de acolhimento aos romeiros. O shopping conta ainda com parque de diversões e um aquário com peixes de várias espécies.
A rede hoteleira da cidade, que tem 126 hotéis e 30 mil leitos, ficou lotada.

"CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL"


Erguido em 1880, o prédio do CCBB já foi sede do Banco do Brasil e da Associação Comercial do Rio de Janeiro. A partir de 1989 ganhou status de centro cultural e hoje reúne dois teatros, quatro salas para mostras, biblioteca com mais de 100 mil volumes em acervo informatizado, auditório, salas de vídeo e cinema. Além de se destacar pela bela arquitetura, o CCBB tem em sua intensa agenda de programações um outro grande atrativo - imperdível para os admiradores de manifestações culturais -, a exposição permanente de seu museu: "Brasil Através da Moeda".[Trecho retirado do site da Rio Tur:

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA REASSUME A ORGANIZAÇÃODO DESFILE EM 2010.


07-10-09 (Prefeitura cancela licitação do carnaval e Liesa reassume organização do evento) A Prefeitura do Rio não conseguiu cumprir as exigências do Tribunal de Contas do Município e cancelou a licitação do carnaval de 2010. Com isso, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) reassume a responsabilidade da organização dos desfile das escolas de samba. A abertura dos envelopes estava marcada para esta sexta-feira. "O Tribunal de Contas do Município fez uma série de exigências, que nós não esperávamos, de ajustes no edital. O que não permitiria, por exemplo, abertura de propostas agora, no dia 9, que era para quando estava marcada a licitação.“Então, se começa a entrar em uma faixa de risco da realização e da organização do Carnaval do ano que vem”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes, na manhã desta quarta-feira

sexta-feira, 2 de outubro de 2009


VENCEMOS...........


Foi uma vitória merecida e construída há muito tempo, desde a decisão da população do Rio de Janeiro de abrigar os jogos pan-americanos, em 2007. O Rio merece o que houver de melhor, afinal, desde a criação, é a cidade mais bela do mundo.Parabéns ao Rio e a todas as pessoas que tornaram possível a nossa vitória.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SHOW LOALWA BRAZ (PARTICIPAÇÃO ESPECIAL LUIS FLORIÃO E ADRIANA D'ACRI)


Luís Florião pesquisa as danças brasileiras desde 1987 e, junto com Adriana D´Acri, ensina danças sociais desde 1993. Cariocas, especializados no samba, no forró e na lambada carioca (também chamada de lambada zouk ou zouk), ministraram oficinas e apresentaram-se nos mais importantes encontros e congressos de danças brasileiras - na maioria dos estados do Brasil e também em vários países: Alemanha, Argentina, Espanha, Inglaterra, Holanda, Peru, Portugal e Suíça. Prestaram consultoria técnica e participaram de alguns programas de destaque na TV brasileira, como a mini-série “Um só Coração” e a novela “O Profeta” da Rede Globo.
Luís Florião e Adriana D' Acri participação especial no Show de Loalwa Braz nos dias 23 e 24 de Setembro de 2009 realizado no Teatro Rival.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

SHOW DE LOALWA BRAZ NO TEATRO RIVAL

LOALWA NO PALCO COM SUA BANDA


NO CAMARIM- CUMPRIMENTOS DE CARLINHOS DE JESUS

- CUMPRIMENTOS DE PERY RIBEIRO

A CANTORA COM SEU CO-PRODUTOR


ANTONIO CANÇADO RADICADO NA FRANÇA, CO-PRODUTOR DA CANTORA LOALWA BRAZ


DHU MORAES(ATRIZ DA GLOBO) BETO BARDAWILL (PROMOTER) E EU

O EMPRESÁRIO ELVARISTO DONO DO SITE ESPASSUM PRESTIGIANDO O SHOW


A JORNALISTA CACILDA SEABRA E A ESCRITORA NEUSA RODRIGUES COLEGAS DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO E CULTURA PRESTIGIANDO O SHOW


DHU MORAES (ATRIZ DA GLOBO EX FRENETICA) JOSÉ LUIZ LINHARES E TERESA LINHARES


MEUS COLEGAS DA PÓS GRADUAÇÃO EM CARNAVAL E CULTURA VIERAM CONHECER O TRABALHO DE NOSSA CANTORA

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

FEIJOADA DA MANGUEIRA


Algumas fotografias

Eu e os carnalescos da Mangueira Jorge Caribé e Jaime Cezario.


Eu, Loalwa e Nelson Sargento (Baluarte da Mangueira) com os artista que realizarão exposição da Mangueira no Forte Copacabana no dia 8 de outubro de 2009.


Eu e Jaime Cezario



Eu, Loalwa e seu Assessor de Imprensa Carlos Sampaio

domingo, 13 de setembro de 2009

SHOW IMPERDÍVEL...

SHOW IMPERDÍVEL DE LOALWA BRAZ



23 e 24 de setembro de 2009
às 19:30 hs
TEATRO RIVAL PETROBRAS
Rua Alvaro Alvim, 33/37 - Cinelândia - Rio de Janeiro - RJ

Informações 21 2524-16 66

CANTANDO DO ROMANTICO AOS MAIS QUENTES RITMOS..
NÃO PERCAM!!!!!!!
▄ ▄ ▄

Eu, Teresa Linhares, e Loalwa Braz .
Foto na Marques de Sapucai no Carnaval de 2009,
ocasião em que Loalwa Braz interpretou, em francês, o samba enredo da Escola de Samba Grande Rio:
"Voila Caxias! Para sempre liberté, egalité, fraternité, merci beaucoup Brésil! Não tem de quê!
Carnalesco Cahê Rodrigues.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

EU ESTIVE LÁ...

Muito embora não se admita a iniciação de mulheres na Sistemática Brasileira da Maçonaria Regular (SBMR). Sem perder de vista que a Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista, as visitas são permitidas.

Particularmente, no que diz respeito a mulher na maçonaria proliferam falsas idéias... É comum pensarem que o ingresso na maçonaria esteja restrita aos homens. Isso não corresponde à realidade e nem seria lógico, num mundo onde a igualdade dos sexos se estabelece de forma inquestionável. No Brasil as mulheres lutam pelo “direito de igualdade” em todas as áreas do viver humano. Portanto, existem lojas maçônicas que contam com o trabalho de mulheres, pautado nos princípios maçônicos, isto é, na igualdade e fraternidade: Lojas Mistas. Ali, algumas dezenas de mulheres realizam rituais idênticos aos das Lojas masculinas, embora haja uma ênfase especial ao feminino.

O grande número de Lojas Mistas, no Brasil, pertence à Ordem Maçônica Mista Internacional Le Droit Humain, que afirma a igualdade essencial dos seres humanos - Homem e Mulher. E pretende que eles igualmente desfrutem “em todo o orbe, da justiça social, em uma Humanidade organizada em sociedades livres e fraternais”.

Tive a oportunidade de visitar o Palácio Maçônico do Lavradio, rua do Lavradio nº97, e no Templo Nobre registrei em fotografia aquele momento. Eu estive lá...

(Foto Elvandro Burity)